Professores encerram ações do Pacto pela Educação em Itabuna

Pacto cumprido em 2013
Ascom

A Secretaria da Educação de Itabuna avalia de forma positiva as atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em 2013. O seminário final do PNAIC aconteceu na manhã desta sexta-feira, no auditório da Unime, e teve a participação de todos os alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino.

Ao realizar a abertura do evento a secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, considerou sublime o momento para a alfabetização no município, destacando que o clima positivo entre a equipe norteia o enfrentamento do desafio de alfabetizar. “Hoje renovo minha esperança na educação. Em alguns momentos a gente fraqueja ou se desencanta, mas momentos como esse me fazem agradecer e regozijar” declarou Dinalva.  

A secretária lembrou que a filiação ao pacto estadual e nacional foi efetivada para que houvessem ações concretas, organizadas e avaliadas; como as desempenhadas no seminário final. Palestrante do evento, a professora Urânia Maria Oliveira Santos, falou sobre “Progressão Escolar e Avaliação”.

Urânia comentou que no passado a nota do aluno era o que mais importava para a escola, hoje não mais. “O papel da escola é colaborar para o desenvolvimento integral dos estudantes, fortalecendo as identidades sociais e permitindo que ele interaja em diferentes espaços sociais” explicou.

O PactoO PNAIC foi lançado no mês de abril em Itabuna e se constitui no compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. As ações do PNAIC apontam para uma necessidade de alcançar metas a curto e médio prazo nas questões que dizem respeito à capacidade dos alunos em dominar a escrita e a leitura.